quinta-feira, 5 de abril de 2007

Comunicado de Imprensa - Lu-Olo não será oposição ao governo

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN


Comunicado de Imprensa
5 de Abril de 2007


LU- OLO NÃO SERÁ OPOSIÇÃO AO GOVERNO

O candidato à Presidente da RDTL, Francisco Guterres "Lu Olo" disse que como Presidente da República não se tornará oposição ao Governo, pois conhece as competências do Presidente segundo a Constituição da RDTL.

Lu Olo, candidato da FRETILIN à Presidente da RDTL, explicou ontem sobre o seu compromisso eleitoral, no Campo de Motocross, em Delta Manleuana, às dezenas de milhares de pessoas que participaram no seu comicio.

A Comissão de Gestão das Eleições da FRETILIN estava a espera de cerca de 12 mill participantes, mas o número de apoiantes que tomaram parte por iniciativa própria foi muito maior, vindos de diversas partes de Dili, assim como Liquiça, Ermera e Bacau (menos de 3000 dos três últimos distritos mencionados). No total, mais de 30 mil pessoas participaram na campanha realizada em Dili, demontrando o seu apoio a Lu-Olo para tornar-se Presidente da REpública. Representantes de cada distrito de Timor-Leste demonstraram o seu apoio a candidatura de Lu Olo durante o comício.

Lu Olo disse que não se deve dividir Timor-Leste em lorosae (leste) e loromonu (oeste). "Todos nós ouvimos que Loromonu é de Manatuto para trás. Lorosae é para frente. Eu fico triste assim como os camaradas que estão neste momento a viver em tendas. Timor é só um. A nossa fronteira é com a Indonésia; Não devemos dividir o nosso país, o nosso povo. Vamos apagar essa fronteira de Manatuto para que o povo seja só um, com apenas um país, só um".

Em relação a crise, Lu-Olo disse que a crise foi criada to topo para baixo, não foi o povo quem a criou, não foi a FRETILIN quem a criou. Lu-Olo acrescentou que alguns sentem saudades do tempo do CNRT "onde apenas uma pessoa comandava, e nós todos seguiamos".

Sobre as suas funções como Presidente da República, Lu-Olo prometeu que não será Presidente somente da FRETILIN, mas sim será Presidente de todo o povo e irá exercer as suas funções de acordo com as competências estipuladas na Constituição da RDTL.

Lu-Olo criticou os outros candidatos que fazem promessas eleitorais relacionadas com as competências do parlamento e do governo, mas não do Presidente.

Lu-Olo disse ainda que um candidato prometeu que ao tornar-se Presidente da República, ele irá levar 100 tractores para Maliana. Lu-Olo esclareceu que a agricultura e competência do Governo, e não do Presidente da República. Isto sæo demonstra que alguns ainda não conhecem a constituição. Por isso, os outros candidatos misturam as competências do Presidente com as dos outros órgãos de soberania. Lu-Olo disse tamb´m: "Se esse tornarem-se Presidente da República, no futuro continuaremos a ter conflitos porque eles não sabem usas as suas competências como Presidente:.


A presença de milhares de apoiantes no comício de Lu-Olo, em Dili e nos outros distritos, só demonstra que o povo tem confiança na liderança da FRETILIN, que as raízes da FRETILIN estão fixas em todo Timor-Leste, e que a FRETILIN tem a capacidade de mobilizar e organizar o povo maubere para que continue a enfrentrar os vários desafios que apareçam.

Antes do início da campanha, alguns sonhamvam que haverá um segunda volta porque Lu-Olo não consegueria obter 51% dos votos. Em relação a este assunto, o Secretário Geral da FRETILIN disse já várias vezes os sonhos não se realizam. Lu-Olo irá vencer com 70% dos votos no dia 9 de Abril de 2007. Não haverá segunda volta, se as eleições forem justas e transparentes.

Para mais informações, contacte:

José Manuel Fernandes (representante oficial de Lu-Olo para as eleições):

(+670) 734 2174 (Dili)

Harold Moucho (Assistente Político de Lu Olo) (670) 723 0048

Arsenio Bano: (+670) 733 9416 (Dili)

Filomeno Aleixo: (+670) 724 3460 (Dili)

0 comments: