segunda-feira, 23 de abril de 2007

Media Release - Lu Olo declares his pecuniary interests


Francisco Guterres Lu Olo for President
“I shall be a President of all and for all”


Media release
23 April 2007


Lu Olo declares his pecuniary interests


Presidential candidate Francisco Guterres Lu Olo today issued a declaration of his
pecuniary interests. The declaration sets out in detail his entire financial holdings and confirms that he has no commercial or business interests in Timor-Leste or abroad.
Lu Olo said it was essential for candidates for the high office of the presidency to reveal their direct pecuniary interests as well as indirect pecuniary interests held through intermediaries.
“The President of the Republic should be a person of the utmost integrity and honesty,” Lu Olo said.
“We must be totally transparent before our people. That’s why I am publishing this document to reinforce the transparency of the office of President. It is written evidence of the fact that I do not have any financial interests that will compromise me when carrying out my duties and responsibilities as President. I want to set a precedent for presidential candidates now and in the future.”
Lu Olo said a pecuniary interest was any interest capable of being measured in money or assets capable of producing wealth.
“The President’s prime responsibility is to act in the public interest. The people expect their President to be unaffected by considerations of self-interest or personal gain.
“Failing to reveal one’s private financial interests can open the door to misconduct and corruption.”
Lu Olo added: “My life has always been about putting the people of Timor-Leste foremost everything and I will continue to do this in my role as President. Becoming President of my country is the highest honour I can achieve.
“My service to our people has brought me little by way of material rewards. It has however given me immense pride as a Timorese to serve all Timorese. That’s all I need”.
Lu Olo’s signed declaration states:
• He does not have any savings or other holdings in any bank accounts.
• His family owns traditional land and a residence in which his extended family reside in Ossu, Viqueque district. He owns no other house or land in Timor-Leste or anywhere else in the world.
• He owns a motor vehicle being a Toyota Prado, 4 WD which he has had since 2000 valued at approximately USD$5,000.00.
• He owns some basic furniture which comprise part of the furnishings in his official state owned residence as President of Parliament, in Farol, Dili.
• His only source of income is his position as President of Parliament.
• He does not own any shares in any business or company operating in Timor-Leste or anywhere else in the world.
• He has no commercial interests or business partners in Timor-Leste or anywhere else in the world.
• He has no interests in any trust, superannuation fund or managed investment scheme in Timor-Leste or anywhere else in the world.

For more information contact:
Harold Moucho (Lu Olo’s political adviser) (+670) 723 0048 (Dili)
Jose Manuel Fernandes (Lu Olo’s official election representative) (+670) 734 2174 (Dili)

http://www.luolobapresidente.blogspot.com, http://luolo.blogspot.com, http://www.timortruth.com

Comunicado de Imprensa - Lu Olo declara os seus benefícios pecuniários


Francisco Guterres Lu Olo para Presidente
“Eu Serei o Presidente de Todos e para Todos”

Comunicado de Imprensa
23 de Abril de 2007


Lu Olo declara os seus benefícios pecuniários


O Candidato presidencial Francisco Guterres Lu Olo emitiu hoje uma declaração sobre os seus benefícios pecuniários. A declaração descreve em detalhe os seus bens financeiros, e confirma que não tem qualquer benefício comercial em Timor-Leste ou no estrangeiro.
Lu Olo disse ser essencial que os candidatos a presidente da república revelem os seus benefícios pecuniários directos assim como os indirectos, que sejam geridos por intermediários.
"O Presidente da República deverá ser uma pessoa com integridade e honesta," disse Lu Olo.
"Devemos ser totalmente transparentes perante o nosso povo. É por essa razão que publico este documento, para reforçar a transparência do gabinete do Presidente. É uma evidência por escrito sobre o facto de que eu não tenho quaisquer benefícios financeiros que irão comprometer-me quando exercer os meus deveres e responsabilidades como Presidente. Eu quero estabeler um precedente para candidatos presidenciais de agora e do futuro."
Lu Olo disse que um benefício pecuniário é qualquer benefício capaz de ser medido em dinheiro ou bens capazes de produzir riqueza.
"A principal responsabilidade do Presidente é de agir para o benefício público. O povo espera que o seu Presidente não seja afectado por considerações de benefício próprio ou ganho pessoal.
"A falha em revelar os benefícios financeiros privados pode abrir a porta à má conducta e corrupção." Lu Olo acrescentou: "Durante toda a minha vida, o Povo de Timor-Leste tem estado sempre em primeiro lugar, e continuará a estar durante o meu papél como Presidente. Tonar-me o Presidente da República é a maior honra que posso obter.
"Meu trabalho para o nosso povo tem me dado poucas recompensas materiais. Mas, tem-me oferecido imenso orgulhocomo Timorese poder servir todos os Timorenses. Isso é tudo o que eu preciso".
A declaração assinada por Lu Olo afirma:
• Lu Olo não tem nenhuuma conta bancária em Timor-Leste ou em outro sitio.
• A sua família possui terrenos tradicionais em Ossu, distrito de Viqueque. Lu Olo não possui quaisquer outros terrenos em Timor-Leste, ou em qualquer outro país.
• Lu Olo possui uma viatura Toyota Prado 4WD, de valor de aproximadamente USD$5.000 que ele possui desde 2000.
• Lu Olo possui alguns mobiliários básicos, que utiliza actualmente na Residência do Presidente do Parlamento Nacional, uma casa pertencente ao governo, em Farol, Dili, onde reside.
• A sua única forma de rendimento é a sua posição como Presidente do Parlamento Nacional.
• Lu Olo não possui cotas em quaisquer negócios ou companhias existentes em Timor-Leste ou em qualquer parte do mundo.
• Lu Olo não tem benefícios comerciais ou parceiros de negócios em Timor-Leste ou em qualquer outro país.
• Lu Olo não possui benefícios em nenhum fundos (ex fundo fiduciário, pensões, etc).
Para mais informações, contacte: Harold Moucho (Assessor político de Lu Olo) (+670) 723 0048 (Dili)
Jose Manuel Fernandes (Representante Oficial de Lu Olo para as Eleições) (+670) 734 2174 (Dili)

HYPERLINK "http://www.luolobapresidente.blogspot.com" http://www.luolobapresidente.blogspot.com, HYPERLINK "http://luolo.blogspot.com" http://luolo.blogspot.com, HYPERLINK "http://www.timortruth.com

Komunikadu Imprensa - Lu Olo deklara ninia riku soin pessoal


Francisco Guterres Lu Olo ba Prezidente
“Hau se sai Prezidenti Hosi Povu ba Povu Tomak”


Komunikadu ba Imprensa
23 Abril 2007


Lu Olo deklara ninia riku soin pessoal


Kandidatu ba Prezidente Repúblika, Francisco Guterres “Lu Olo” ohin fo sai deklarasaun ida kona ba ninia riku soin tomak. Deklarasaun nee hatudu momós sá riku soin mak nia iha ohinloron no konfirma mós katak nia la iha negósiu nein ida iha Timor-Leste laran ka iha rai seluk.
Lulo dehan katak importante tebetebes kandidatus sira ne’ebé konkorre ba kargu a’as hanesan Prezidente Repúblika, atu deklara sira nia intereses pekuniárius, katak riku soin tomak hanesan ósan iha banku, rendimentus sed-seda mak hetan husi investimentus privadus iha sira nia naran rasik no tuir intermediárius ne’ebé kaer sira nia negósius ka investimentus.
“Prezidente Republika tenke ema ida ké iha integridade no honestidade a’as liu,” dehan LuOlo.
“Hanesan kandidatus, ami tenke hatudu transparénsia tomak ba ita nia Povu. Tamba nee mak hau fo sai dokumentu ida nee atu reforsa katak Prezidénsia tenke hatudu transparénsia. Hosi surat ida ne’e mak hau tatoli momós katak hau la iha ósan ka investimentus finanseirus ne’ebé bele kompromete hau bainhira hau halao hau nia knaar no responsabilidade núdar Prezidente Repúblika. Hau hakarak kandidatus prezidensiais sira seluk mos halo tuir ida ne’e, ohin no aban bai rua”.
Lu Olo explika katak interese pecuniáriu ne’e interese ida ne’ebé ita bele sukat hanesan osan ka riku soin sira seluk ne’ebé fó folin no bele halo ema riku liu ta’an.
“Prezidente nia responsabilidade bot liu maka halao ninia knaar tuir interese públiku nian. Povu hakarak Prezidente ida ké la hanoin deit atu manan ba nia a’an rasik deit ka ninia interese deit.
“Se ita la ható ba públiku ita nia riku soin rasik, ita bele loke odomatan ba hahalok sala no korrupsaun.”
Lu Olo hatutan: “Iha hau nia vida tomak, hau sempre tau povu Timor-Leste uluk liu buat hotu. Hau sei halo nafatin ida ne’e bainhira hau kaer knaar núdar Prezidente. Sai Prezidenti ba hau nia rai doben, nee onra a’as liu ké hau bele hetan”
“Hau ninia servisu ba Povu to’o ohin loron fo riku soin oituan deit mai hau. Maibé, hau iha orgulhu bot tebe-tebes núdar timor oan ne’ebé serbí Timor oan hotu-hotu. Ne’e deit mak hau presiza.”

Lu Olo ninia deklarasaun ható:
• Nia la iha ósan doit ida iha banku.
• Ninia família iha rai tradisional no uma mak sira nian hela fatin iha Ossú, Viqueque. Nia la iha uma ka rai seluk iha Timor-Leste ka iha rai seluk.
• Nia iha kareta ida marka Toyota Prado, hosi 2000, ho valor estimadu USD5,000
• Nia iha sasan uma laran iha nia uma fatin ofisial, iha Farol, Dili, núdar Prezidente Parlamentu.
• Nia rendimentu mesak ida deit mak nia saláriu hosi nia pozisaun núdar Prezidenti Parlamentu.
• Nia la iha asoens ka interesses iha negósiu no kompañia iha Timor-Leste ka iha rai seluk.
• Nia la iha interesse komersial ka parseirus negósius iha Timor-Leste ka iha rai seluk.
• Nia la iha interesse ruma iha fundu fidusiáriu, fundu reforma nian no pasta investimentus ruma ne’ebé ema seluk mak kaer , iha Timor-Leste ka iha rai seluk.

Hakarak hatene ta’an informasaun, bele dere arame bá:

Harold Moucho (LuOlo nia assessor polítiku) (+670) 723 0048
José Manuel Fernandes (reprezentante Lu Olo nian ba eleisoens) (+670) 734 2174 (Dili)

http://luolobapresidente.blogspot.com, http://luolo.blogspot.com, http://www. timortruth.com

Deklarasaun Interesse pekuniario Husi Francisco Guterres Lu Olo


Favor klik iha imajen atu hare deklarasaun.


Por favor clique na imagem para poder ver a declaracao.


Please click on the image to see the declaration.

Eleições em Timor-Leste: Ainda a lutarem pela independência, por Tim Anderson (Tradução de Margarida)

Eleições em Timor-Leste: Ainda a lutarem pela independência
Por Tim Anderson

‘A independência não é um fim, é o começo da autonomia’ – Kofi Anan, Maio 2002

Representações Australianas nas eleições em Timor-Leste reflectiram os desejos de uma elite. A cobertura das eleições Presidenciais pelos media focou-se quase exclusivamente no candidato pró-Australiano, José Ramos Horta, e em comentários sobre um futuro governo entusiasticamente procurado para uma coligação liderada por Xanana que possa derrubar o corrente parlamento dominado pela Fretili.

O facto de não ter sido traçado a sério o perfil de Francisco (‘Lu Olo’) Guterres, o homem que ganhou a primeira volta das Presidenciais, por nenhum media Australiano devia-nos levar a fazer uma pausa para reflectirmos sobre a qualidade da informação que divulgámos. Ganhar a primeira volta quando tinha como opositor o actual Presidente, o actual Primeiro-Ministro, a hierarquia da igreja católica e a elite Australiana é um grande feito. Mostra que a Fretilin enquanto força para a independência ainda ressoa com muita força no povo Timorense.

Houve bastante especulação nos media sobre possíveis fraudes eleitorais, apontando dedos à Fretilin. Isto foi extraordinário dado o alto nível dos observadores internacionais e a aberta parcialidade anti-Fretilin da autoridade eleitoral. O chefe eleitoral e representante da igreja católica Martinho Gusmão endossou publicamente o líder da oposição Fernando Araújo antes das eleições, depois fez a falsa afirmação de que a votação em Baucau pró-Fretilin tinha sido massivamente sobre-estimada. Observadores da União Europeia desmentiram-no.

Mas quem é Lu Olo? Foi um líder da guerrilha durante todo o periodo da resistência, Presidente do Parlamento durante mais de cinco anos e mantém-se como um leal membro da Fretilin. Mari Alkatiri, o antigo Primeiro-Ministro ultrajado pelos media Australianos, é ainda Secretário-Geral do partido. Assim, enquanto a tentativa de golpe de Estado e a intervenção estrangeira sem dúvida abanaram a confiança na Fretilin, a primeira volta demonstrou que nenhum outro partido em Timor-Leste sequer se aproxima do seu apoio.

Lembrem-se que se formou uma espécie de aliança na altura da primeira eleição Presidencial em Abril de 2002, quando a Fretilin concordou em apoiar Xanana Gusmão, desde que ele concorresse como independente. A única oposição a Xanana veio de Francisco Xavier do Amaral da ASDT (Associação Social Democrata Timorense). A Fretilin já tinha ganho uma maioria absoluta nas eleições em Agosto de 2001 para a assembleia constituinte que se tornaram o primeiro parlamento da nação.

Anterior à crise de 2006, um feito político maior foi a efectiva combinação da visão estratégica da Fretilin de Alkatiri, o carisma de Xanana e a diplomacia de Ramos Horta. Apesar de um pequeno orçamento (aumentou em 2007, com os rendimentos do petróleo) começaram as instituições de um Estado moderno, expandiram a educação, reabilitaram os seus campos de arroz, desenvolveram um programa de saúde muito importante e recuperaram vários biliões de dólares em rendimentos do petróleo e do gás das garras dos Governo Howard.

Alkatiri atraiu a maioria da hostilidade Australiana, particularmente por causa das negociações prolongadas sobre o petróleo e o gás. Ramos Horta era o elo fraco. Detalhei noutros escritos (Timor-Leste: a segunda intervenção Australiana) como ele tentou três compromissos, qualquer um dos quais teria agradado a Howard e a Downer mas que resultava em menos rendimentos para o seu país. Não admira que tenha emergido como o favorito dos Australianos.

Xanana manteve uma indiferença das políticas partidárias, uma postura que ajudou ao seu projecto político maior da reconciliação. Perdoou aos generais Indonésios (apesar da falta de arrependimento destes) e tentou reintegrar antigos membros das milícias nas comunidades locais.

Contudo esta indiferença evaporou-se na crise, visto que indirectamente Xanana apoiou o líder do golpe de Estado Alfredo Reinado e atacou ferozmente a Fretilin. Como Presidente pediu a resignação de Mari Alkatiri, usando um vídeo com uma cópia de um programa nefando da ABC que se baseava na palavra de um aliado de Reinado para acusar Alkatiri de armar um ‘esquadrão de ataque’ para matar os seus opositores políticos, e de já ter assassinado uma série deles. Uma investigação da ONU à crise (Relatório da Comissão Especial Independente de Inquérito da ONU para Timor-Leste’) mais tarde desacreditou esta história.

Contudo, os media Australianos, agarram-se à teoria do ‘esquadrão de ataque’, ganhando algum conforto com a acusação do antigo ministro do Interior e aliado de Alkatiri, Rogério Lobato pelo crime de distribuir armas da polícia a civis. Lobato, recorrendo da acusação, mantém que esses actos foram justificados durante a tentativa de golpe de Estado, quando a força da polícia se desintegrou.

Com o líder do golpe de Estado ainda a monte, mas aparentemente já não mais considerado uma vantagem política ou uma ameaça quer para Xanana quer para os Australianos, as políticas de Timor-Leste parecem ter regressado a uma base de certa forma mais ‘normal’. Mas é um processo político bastante mal-tratado pela violência, deslocamentos e desconfiança.

Ramos Horta pode ainda ganhar a Presidência a Lu Olo na segunda volta. Contudo isto depende mais da percepção dos eleitores do que da habilidade dos pequenos partidos da oposição em canalizar ‘blocos’ de votos, como num sistema partidário baseado em classes. Ramos Horta tem reconhecimento internacional mas Lu Olo é o candidato das ‘bases’. Muitos dos epítetos atirados contra Mari Alkatiri – que era arrogante e que esteve no exílio durante a luta – aplicam-se agora a Ramos Horta, não a Lu Olo. Em qualquer caso, uma Presidência de Ramos Horta seria um obstáculo importante a um Governo liderado pela Fretilin. Os Timorenses estão habituados a ter uma figura de proa, um Presidente não-Fretilin e um Governo Fretilin.

O salto de Xanana Gusmao da Presidência para a política partidária é um caminho muito mais incerto. O seu papel na crise e a sua aberta hostilidade anti-Fretilin hostility danificou a sua própria posição, bem como a da Fretilin. Depois do seu apoio passivo ao golpe de Estado, muita da liderança das forças armadas não confiam nele. A sua tentativa de recriar uma coligação ‘CNRT’, usando a sigla da coligação anterior que incluía a Fretilin, é uma jogada que depende de juntar uma série de pequenos partidos cujo único tema comum é a oposição à Fretilin.

Por um lado, a Fretilin sofreria da sua aparente incapacidade de garantir a estabilidade e das tentativas persistentes de culpar o governo pelo golpe de Estado. A Fretilin pode não ser capaz de reganhar a maioria absoluta parlamentar que teve desde 2001. Por outro lado, a primeira volta das Presidenciais diz-nos que a Fretilin é ainda a maior força política no país. Os seus votos podem exceder os 40% nas eleições parlamentares. A competição será entre uma coligação liderada pela Fretilin e uma coligação menos coerente liderada por Xanana.

Personalidades aparte, nem Xanana nem Ramos Horta oferecem uma estratégia alternativa à Fretilin. Obviamente, ambos participaram em muitas das campanhas lideradas pelo Governo da Fretilin, incluindo aquelas que procuraram trazer novos parceiros para o desenvolvimento (ex. China para o petróleo e gás e Cuba para a saúde). Emergiram algumas diferenças. Ramos Horta tem dito que favorece ‘maiores privilégios’ para investidores estrangeiros, e recentemente propôs uma redução radical nas taxas e impostos para os negócios. Contudo, isto aumentaria a dependência do governo nos rendimentos do petróleo e do gás. Uma sugestão recente de Xanana foi a de romper com a saída controlado dos rendimentos do Fundo do Petróleo. Assim a principal política de partida de uma coligação liderada por Ramos Horta-Xanana parece ser gastar a riqueza do petróleo muito mais rapidamente.

A Fretilin, pelo seu lado, tem um grupo de Ministros com experiência, incluindo o Vice-Primeiro-Ministro Estanislau da Silva, várias ministras de topo incluindo Maria Boavida e Ana Pessoa, uma forte máquina partidária, militância extensiva e tem mostrado as suas capacidades na construção de coligações. Mesmo com uma maioria absoluta parlamentar, a Fretilin recrutou deputados independentes, tais como o Ministro da Saúde (agora Vice-PM) Rui Araújo, a Ministra das Finanças Fernanda Borges, o Ministro da Educação Armindo Maia, o Ministro do Trabalho Arsénio Bano e o Ministro dos Estrangeiros José Ramos Horta para o Governo.

Um governo de coligação liderado pela Fretilin parece por isso vir a ser o resultado mais provável das eleições parlamentares que se aproximam do que uma coligação liderada por Xanana. É também possível o regresso de Mari Alkatiri como Primeiro-Ministro. Apenas não está ainda claro como é que a constelação de forças que depôs Alkatiri reagirá a isto. Levantaram-se expectativas com a intervenção e o golpe de Estado anti-Fretilin. Em particular, parece improvável que Xanana imagine que está a trocar a sua Presidência com o tornar-se o líder da oposição.