quinta-feira, 5 de abril de 2007

Comunicado de Imprensa - FRETILIN condena abuso de poder por parte de Xanana

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN


Comunicado de Imprensa
5 de Abril de 2007



FRETILIN condena abuso de poder por parte de Xanana


A FRETILIN, o maior partido político de Timor-Leste, acusou hoje o actual Presidente da República, Xanana Gusmão, de utilizar abusivamente o seu Cargo de Chefe de Estado para interferir nas eleições onde será eleito o novo presidente.

Filomeno Aleixo, membro do Comité Central e da Comissão Política Nacional da FRETILIN, disse que Presidente Xanana Gusmão foi filmado, pela televisão nacional, a participar no comício de campanha de José Ramos-Horta, candidato a presidente da República, que teve ontem lugar no Estádio Municipal de Dili.

"O Presidente da República deve ser independente e não deve demonstrar publicamente o seu apoio a candidatos durante as eleições. Isto é um claro abuso de poder por parte do Presidente", disse Aleixo.

"Como chefe de Estado, o Presidente deveria ser o exemplo na promoção de uma eleição justa e transparente. É seu papel fortalecer a independência das instituições do país, e assegurar que não haverá manipulações durantes o processo eleitoral.

"O Presidente não tem qualquer direito de usar o seu cargo para tentar apontar o seu sucessor."

A FRETILIN está a apoiar um ex-guerrilheiro e actual Presidente do Parlamento, Francisco Guterres "Lu-Olo", para presidente.

Filomeno Aleixo falou também sobre as últimas declarações do Padre Martinho Gusmão, representante da Igreja Católica na Comissão Nacional de Eleições e porta-voz da Comissão, que podem prejudicar os resultados das votações que irão decorrer na próxima segunda-feira.

Maritnho Gusmão, director da Comissão pela Justiça e Paz da Diocese de Baucau, declarou publicamente apoiar o candidato presidencial Fernando de Araújo "Lasama", no seminário do Clube Jakarta Press que decorreu ontem, em Dili.

Filomeno Aleixo disse também, no seminário, estar já a esboçar a carta pastoral dos bispos a ser lida no Domingo de Páscoa, dia anterior as eleições.

"É um flagrante e abuso de poder muito sério, que o porta-voz da Comissão declare publicamente o seu apoio a um candidato", disse Filomeno Aleixo.

Aleixo apelou à Igreja Católica para que retire Padre Martinho como seu representante na Comissão Nacional de Eleições, e à Comissão para que retirem-no como porta-voz.

Aleixo disse que várias figuras séniores da Igreja reconhecem a necessidade de imparcialidade, por parte da Igreja, durante o processo eleitoral e a FRETILIN não tem nenhum problema em relação ao comportamento da Igreja durante todo o tempo de campanha eleitoral.

"A FRETILIN irá apresentar uma queixa à Comissão em relação às suas æultimas declarações demonstrantes da inclinação política de Martinho Gusmão," disse Aleixo.

"Um porta-voz da Comissão Nacional de Eleições não deveria declarar publicamente o seu apoio a qualquer candidato. A sua função é de ajudar a assegurar que a Comissão aja como um órgão independente ao serviço de eleições, presidenciais e legislativas, livres e justas.

"Esta foi a última, numa série de declarações feitas pelo Padre Martinho Gusmão, aos órgãos de comunicação social nacionais e internacionais, que têm como intenção manipular o processo eleitoral.

"A Comissão Nacional de Eleições deve tomar medidas contra Martinho Gusmão para que se restore a imparcialidade do órgão."

Para mais informações, contacte:

Filomeno Aleixo: (+670) 724 3460 (Dili)
Jose Manuel Fernandes (Representate Oficial de Lu-Olo para CNE)
(+670) 734 2174 (Dili)
Arsenio Bano: (+670) 723 0023 (Dili)
Paulo Araujo (+670) 424 413 525 (Darwin, Australia)

2 comments:

Anónimo disse...

a perseguicao politica aos militantes da Fretilin pela alianca xanana/ramos horta nao e de agora: a propria data das eleicoes e parcial e mostra bem quanto Xanana tenta condicionar o voto dos timorenses porque no fundo nao respeita o povo. Ele julga-se o dono de Timor Leste!Nao respeite quem pensa de forma diferente dele.
A FRETILIN que ganhe as eleicoes senao vao todos ser perseguidos. Xanana tem provado dar-se mal com a democracia nao respeita a constituicao, nao respeita a lei, aplica a lei como lhe conven relativamente aos inimigos, nao aplica a lei aos amigos: protegeu reinado e Leando Isaac ...Manipula, mente descaradamente...ele pensa que pode tudo e que o povo e parvo!

e arrogante e ignorante e a ignorancia e atrevida.
E incoerente e erratico:uns dias diz uma coisa noutros dias diz outras conforme as suas conveniencias...percebe-se que tenha sido um bom guerrilheiro mas um homem de Estado...em lado nenhum do mundo!AAlem que cada dia se ve mais que e manipulado pela mulher...
A fretilin vai ter de vencer as eleicoes para que Timor leste nao perca e se torne definitivamente um estado falhado!

Anónimo disse...

Verdade seja dita, nunca apreciei muito Xanana Gusmão e os seus modos meio arrogantes e cheios de vaidade, mesmo antes de ser presidente.
Mas muito me tem entristecido tudo o que se tem passado em Timor. Na verdade, nunca pensei que tudo isto pudesse acontecer, apesar de ter sempre suspeitado da boa vontade e patriotismo de Xanana.
Nasci em Timor, filha de portugueses e saí daí ainda bebé, pelo que não conheço a minha terra, com grande pena minha. No entanto sigo constantemente e mantenho contacto com alguns amigos daí e considero-me muito mais timorense do que o Sr. Xanana, pois este tem sido uma desilusão e tem entristecido a maioria dos timorenses.
Lembro-me da emoção que senti quando fui votar no referendo, do quanto chorei de felicidade por estar a fazer algo pelo bem estar dos meus irmãos timorenses.
Apesar de não poder votar, uma vez que perante a lei não sou considerada timorense, o meu maior desejo é que o Sr. Lu-Olo ganhe as eleições e que consiga fazer de Timor aquilo que desejamos (um país regido por verdadeiras regras democráticas, onde a população não viva na miséria, onde haja paz e segurança...)
Força e um grande abraço Sr. Lu-Olo. Que Deus o proteja.
Viva os Timorenses!
Viva Timor!

Marlene Póvoa