sábado, 5 de maio de 2007

Comunicado de Imprensa - Prova em vídeo mostra Ramos Horta a comprar votos

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN

Comunicado de imprensa
4 Maio 2007

Prova em vídeo mostra Ramos Horta a comprar votos

A FRETILIN irá hoje fornecer à Comissão Nacional de Eleições testemunhos gravados de votantes que dizem ter sido pagos para votarem por José Ramos Horta na primeira volta das eleições presidenciais.

Será entregue à Comissão (CNE) um CD que contém gravações visuais de depoimentos de cinco testemunhas na área de Venilale, distrito de Baucau, que testemunham ter recebido dinheiro para votarem por Ramos Horta e convencer outros a votarem nele também na primeira ronda, a 9 de Abril. A gravação visual também mostra dois votantes a testemunhar que Ramos Horta lhes deu pessoalmente dinheiro em troca dos seus votos.

O Secretário Geral Adjunto da FRETILIN, José Reis, disse hoje que o partido tinha recebido várias alegações de compra de votos por Ramos Horta, mas que ainda não tinham trazido o assunto a público, pois estavam à espera de ter provas concretas onde se apoiar.

“Agora já temos essas provas e queremos isto investigado”, disse José Reis. “Vamos enviar o CD à CNE para que eles possam investigar e tomar medidas que pensem ser justas e apropriadas”, disse ele.

“Ramos Horta já tinha levantado anteriormente alegações semelhantes contra a FRETILIN, mas não forneceu nenhuma prova para consubstanciar as suas queixas nem apresentou queixas oficiais perante as autoridades.

“As instituições com responsabilidade constitucional e legal para investigar e agir sobre a má conduta eleitoral são o fórum apropriado para levantar tais alegações. É por isso que nós vamos pedir à CNE para investigar os testemunhos documentados sobre a compra de votos por Ramos Horta. Só pedimos e esperamos que a CNE recorra a um processo justo, conforme a lei”, acrescentou José Reis.

Recentemente, de modo a atingir o candidato da FRETILIN, Francisco Guterres Lu Olo, Ramos Horta acusou publicamente a FRETILIN de má conduta em Kulau (Suco de Becora), em Díli. Mas depois de ter estado presente numa reunião lá e de ter falado com as pessoas da área a 2 de Maio de 2007, Ramos Horta foi forçado a admitir que não tinha provas que sustentassem a sua queixa.

O jornal diário de Díli, Jornal Diário, reportou a 3 de Maio de 2007 que (tradução directa do Tétum para Português):

“O candidato a Presidente da República, José Ramos Horta, não encontrou provas acerca dos rumores que circularam através do partido ASDT de que algumas pessoas estariam a comprar cartões eleitorais de outras porque as pessoas têm o direito de receber apoio do estado.” O relato continuava dizendo: “Ramos Horta trouxe a lume este assunto quando foi ver as condições das pessoas relacionadas com os rumores publicitados pela ASDT de que em Kulau algumas pessoas estavam a comprar cartões eleitorais a outras pessoas mas quando ele chegou ao local não encontrou provas concretas disto...”

José Reis disse: “Se Ramos Horta tem provas, nós desafiamo-lo a apresentá-las às autoridades. Nós temos dito repetidas vezes que provas de má conduta eleitoral deveriam ser apresentadas às autoridades e não deveriam ser usadas como uma arma para esmagar candidatos da oposição.”

Para mas informações, contactar:
José Reis, Secretário Geral Adjunto da FRETILIN, tel. (+670) 734 0382 (Dili)
José Manuel Fernandes, Representante do candidato Lu Olo para as eleições presidenciais, tel, (+670) 734 2174 (Dili)

http://www.luolobapresidente.blogspot.com, http://luolo.blogspot.com, http://www.timortruth.com

0 comments: