segunda-feira, 7 de maio de 2007

Comunicado de Imprensa - Diga-nos o que possui, Senhor Ramos Horta

Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente

FRETILIN

Comunicado de imprensa

6 Maio 2007

Diga-nos o que possui, Senhor Ramos Horta

José Ramos Horta deve deixar de se esquivar de responder acerca dos seus bens pecuniários, disse hoje, José Manuel Fernandes, representante oficial do candidato presidencial da FRETILIN, Sr. Francisco Guterres Lu Olo.

José Ramos Horta continua a não responder a importantes perguntas a ele dirigidas pelos representantes da sociedade civil e eleitores durante esta campanha eleitoral para que revele francamente todo o seu património“, afirmou Fernandes.

Lu Olo divulgou uma declaração detalhando todos os seus bens, mas Ramos Horta recusa-se a providenciar uma declaração por escrito justificando-se qua não o faz devido a ausência de legislação.

É fácil fazer uma declaração por escrito e ele deve fazê-lo, tal como Lu Olo o fez“.

"Lu Olo declarou há 12 dias atrás todo o seu património. Será que os bens pecuniários de Ramos Horta são tão extensivos e complicados que ele precisa de 12 dias para os descrever?

Parece que Ramos Horta necessita de ser forçado por lei para ser transparente e honesto para com o seu povo“. Fernandes disse que, durante a luta pela independência, era crucial para as operações clandestinas da FRETILIN obter a confiança do povo.

Nós conseguimos conquistar a confiança do nosso povo de tal forma que nunca fomos denunciados ao inimigo, inimigo esse com maiores poderes financeiros e bélicos. Lu Olo sobreviveu 24 anos na luta armada contando sempre com a confiança total do nosso povo.“

Um ambiente de total confiança foi construída entre pessoas – não porque o estado o exigia por lei“.

Apelo a Ramos Horta para que se comporte de uma maneira clara e transparente criando assim um precedente para os futuros candidatos na nossa jovem democracia.‘‘

Todas as vezes que é questionado acerca dos seus bens pecuniários, Ramos Horta distancia-se e fala de outros assuntos. Agora ele diz que só fará a declaração sobre os seus bens pecuniários se fôr regulamentada por lei , e se a auditoria fôr feita por uma autoridade reguladora“.

Esta é a prova evidente de total desconhecimento da função e natureza da declaração de bens pecuniários. Já vi declarações de bens pecuniários de outros países. Para dizer que é necessária auditoria é o mesmo que deitar fumo para os olhos“.

Fernandes apontou como exemplo uma declaração de bens pecuniários do Governo Estatal de Vitória-Australia, de oficiais seniores do governo (cópia em anexo) que não exige auditoria.

Fernandes disse que Ramos Horta voltou a deitar fumo para os olhos ao insistir na mentira de que Lu Olo possuía uma “vila“em Ossu no valor de US$700,000.

Qualquer pessoa que conheça a humilde casa da família de Lu Olo, concordará que é uma idiotice descrevê-la como sendo uma “vila“.

Não está pintada, não tem comodidades no interior , os quartos não tem portas e quanto às dimensões, é inferior a metade da luxuosa vila de Ramos Horta em Dili“, afirmou Fernandes.


Para mas informações, contactar:

José Manuel Fernandes, Representante do candidato Lu Olo para as eleições presidenciais, tel, (+670) 734 2174 (Dili)
http://www.luolobapresidente.blogspot.com,
http://luolo.blogspot.com, http://www.timortruth.com

0 comments: