sábado, 24 de março de 2007

Comunicado de Imprensa - Inicio da Campanha

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN

Comunicado de Imprensa
Sexta-Feira, 23 de Março de 2007

Ex-guerrilheiro Lu Olo inicia a sua campanha eleitoral

Francisco Guterres “Lu Olo”, um guerrilheiro que se tornou Presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste, iniciou hoje a sua campanha para tornar-se Presidente da República, num comício com mais de 10,000 apoiantes que juntaram-se apesar da grande chuva na cidade de Ossu, a sudeste de Dili.


Ossu é a terra-natal de Lu Olo e a região onde serviu o seu povo pela primeira vez, como um jovem guerrilheiro ao retirar-se para as montanhas com as forces da FRETILIN, após a invasão indonésia em 1975. Lu Olo lutou nas montanhas durante todos os 24 anos de ocupação e era o official da FRETILIN mais senior em Timor-Leste, quando as tropas indonésias sairam em 1999.

Lu Olo, que é tamb’em agora Presidente da FRETILIN, disse que se for eleito Presidente da República, no dia 9 de Abril, ele sera “Presidente de todos e para todos”.


Lu Olo relfectiu na crise política e constitucional que tem engolido esta pequena nação durante o último ano, e prometeu que se ele tornar-se Presidente ele irá “trabalhar jutamente com todas as instituições de Estado e da Sociedade para explorer todas os possíveis caminhos para alcançar o consenso, de acordo com princípios e práticas directivas do Estado, para intensificar a cultura da democracia e paz [e] para construer e consolidar uma sociedade mais justa, equilibrada e equitativa”.

Lu Olo declarou que ele não irá permitir que a constituição e as leis sejam manipuladas a seu favour ou a favor de outros, e prometeu que ele próprio nunca se tornará uma fonte de conflito.
Ele adiciounou: “Eu nunca irei confundir o meu papel como Presidente da FRETILIN com o de Presidente da República” e garantiu à multidão ter conhecimento total sobre as competências que a constituição e as leis atribuem ao cargo de Presidente.

Lu Olo prometeu que irá trabalhar para libertar Timor-Leste da pobreza e analfabetismo, para promover a igualdade entre homens e mulheres, para defender a democracia e encorajar um clima onde a paz tornar-se-á a cultura de todos os Timorenses.

Lu Olo disse que irá trabalhar para desenvolver um sistema de educação gratis para todos, um sistema de saúde gratis e uma vida decente aos veteranos de Guerra e idosos.

Falando em Dili, José Manuel Fernandes, Representante Oficial de Lu Olo na CNE e também Secretário Geral Adjunto, disse que a FRETILIN sente orgulho em apoiar Lu Olo, que tem todos as credenciais para tornar-se Presidente da República.

“Ele é um ex-guerrilheiro, um líder politico, um home de família, um Católico devoto, o Presidente do Parlamento Nacional e, acima de tudo, um homem do povo, e do povo de origens humildes,” disse Fernandes.

Fernandes disse que “Lu Olo ganhou experiência de valor inestimável com o seu papel de Presidente do Parlamento Nacional, que servirá também caso seja eleito Presidente. O Parlamento Nacional, sob lideran,ca de Lu Olo, continuou a funcionar durante a crise recente, apesar dos esforços combiados de alguns partidos da oposição para que fosse dissolvido.”


Para mais informações, contacte:
Filomeno Aleixo: (+670) 723 0089 (Dili)
Arsenio Bano: (+670) 723 0023 (Dili)
Jose Manuel Fernandes: (+670) 723 0049 (Dili)
Alex Tilman: (+61) 419 281 175 (Melbourne, Australia)


Caso queira fotos do lançamento da Campanha em Ossu, por favor escreva para fretilin_media@gmail.com

0 comments: