quarta-feira, 28 de março de 2007

Conferencia de Imprensa realizada ontem (27 de Marco de 2007)

Ontem, 27 de Marco de 2007, realizou-se uma conferencia de imprensa no Centro de Informacao da FRETILIN para Campanha de 2007, em Comoro, onde esteve como porta-voz o Presidente do Partido e Candidato a Presidente da Republica, Francisco Guterres Lu Olo.

Lu Olo, que havia regressado da Campanha em Liquica, juntamente com a sua comititiva, abordou os seguintes assuntos:

1. A sua campanha tem sido um sucesso. Em Ossu - Viqueque (sua terra natal) estiveram presentes mais de 10,000 pessoas, em Laclubar-Manatuto mais de 2,000 pessoas, em Gleno - Ermera mais de 6,000 e em Liquica mais de 3000.

Nesses locais, Lu Olo diz ter sentido o amor do Povo em relacao a ele como lider da FRETILIN, e tambem a confianca do Povo para que ele se torne Presidente da RDTL. "E uma grande honra para mim. Eu estou pronto a servir o meu povo." disse Lu Olo.


2. Em relacao a decisao do TRibunal de Recursos, sobre a legalidade da utilizacao da bandeira, Lu Olo disse que a FRETILIN aceita a decisao do Tribunal com muita alegria.

O Tribunal de Recursos deu o seu parecer que a utlizacao da bandeira dos Partidos no boletim de voto nao viola a constituicao da RDTL.

Lu Olo disse que a decisao e acertada, porque Lu Olo participa nas eleicoes como candidato do partido FRETILIN.

"Alguns dizem que a FRETILIN ira perder as eleicoes porque nao tem apoio nas bases, mas, estas mesmas pessoas tem medo que o candidato da FRETILIN use a bandeira no boletim de voto", comentou o Presidente da FRETILIN.

3. Lu Olo falou tambem sobre os comentarios que a CNE tem feito em relacao a FRETILIN.

Padre Martinho Gusmao, como porta-voz da CNE, fez comentarios contra o Secretario Geral da FRETILIN, Dr. Mari Alkatiri, querendo dar uma licao ao partido sobre como a mobilizacao de eleitores deve ser feita.

Lu Olo afirmou que o Secretario Geral da FRETILIN nunca insultou ninguem nem nenhum partido, em nenhum lugar. Lu Olo questionou sobre o facto do Padre Matinho Gusmao ter feito os comentarios mesmo antes de alguma queixa ter sido apresentada. "Tal comportamento nao e apropriado para um membro e porta-voz da CNE", disse Lu Olo.

Lu Olo acrescentou que tal tipo de comentarios politizam a CNE, o que nao e positivo para o processo eleitoral que esta em andamento neste momento. A CNE deve medir a sua competencia, de acordo com a lei eleitoral numero 5/2006.

Lu Olo disse tambem que o Padre Martinho Gusmao deve somente ajudar a CNE a exercer as suas funcoes, observar o processo eleitoral e ajudar os problemas que aparecam, e nao lancar a confusao e comentarios sem fundamento.

"Se o Sr Padre quer fazer comentarios politicos, entao sera melhor que deixe a CNE para outras pessoas, que sejam independentes, facam o servico." disse Lu Olo

Lu Olo pediu ao Padre Martinho Gusmao para que nao perca tempo a dar licoes ao Partido FRETILIN, porque a FRETILIN ja sabe o seu deve e cumpre com todas as leis de Timor-Leste.

4. O ultimo ponto foi a utilizacao de simbolos nacionais no boletim de voto

Lu Olo disse ter recebido informacoes do Director Nacional da Campanha da FRETILIN, Sr Jose Reis, que alguns candidatos querem usar a bandeira da RDTL como sues simbolos no boletim de voto.

"Rejeitamos completamente a porposta de utilizacao da bandeira da RDTL", afirmou.

Lu Olo explicou que tla rejeicao deve-se aos factos de que:

- a bandeira ser um simbolo do Estado de Timor-Leste, e nao de cada candidato.
- os candidato apresentaram-se como independentes ou como candidatos dos seus partidos.
- o Artigo 14 do Regulamento para Campanha Eleitoral (STAE/III/2007) diz que os partidos politos e as coligacoes nao podem usar simbolos ou nomes de instituicoes de estado nas suas actividades, materiais de campanha e propagandas eleitorais.
- a politizacao da bandeira nacional e um grande erro.
- a tentativa de usarem a bandeira nacional so demonstra que os proponentes so causam confusoes e nao ajudamo povo a votar com consciencia.

Na conferencia de imprensa, estiveram tambem presentes, o Secretario Geral da FRETILIN,Na conferencia de imprensa, estiveram tambem presentes, o Secretario Geral da FRETILIN, , Dr Mari Alkatiri, os Secretario-Geral Adjuntos, Jose Reis e Jose Manuel Fernandes, membros do Comite Central da FRETILIN, militantes e simpatizantes do partido, e jornalistas nacionais e estrangeiros.

0 comments: