sábado, 17 de março de 2007

Biografia de Francisco Guterres "Lu-Olo"

BIOGRAFIA DO CANDIDATO DA FRETILIN PARA AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

NOME: Francisco Guterres (Lu Olo)

DATA DE NASCIMENTO: 7-Set-54

LOCAL DE NASCIMENTO: Ossú - Distrito de Viqueque

FILIAÇÃO: Filho do Sr. Félix Guterres e de D. Elda da Costa Guterres

FAMÍLIA NUCLEAR: Casado com Cidália Lopes Nobre Mouzinho Guterres, com quem tem dois filhos, Francisco Cidalino Guterres, de três anos e Eldino Nobre Guterres, de um ano.

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS: Frequentou o Colégio Sta. Teresinha de Ossú onde completou a 4ª Classe em 1969. Neste mesmo ano ingressou no Liceu de Dili que frequentou até 1973 tendo depois voltado para o Colégio St. Teresinha como monitor escolar até ao ano de 1974. É actualmente aluno do curso de Direito na Universidade Nacional de Timor Loro’sae, curso esse que se iniciou em Timor-Leste em 2005-2006 por proposta do então Primeiro Ministro da RDTL, Dr. Mari Alkatiri, ao governo português no quadro da Cooperação entre Timor-Leste e Portugal.

FUNÇÃO:

15/09/01 até 20/05/02: Presidente da Assembleia Constituinte (gérmen do Parlamento Nacional)

20/05/02 até a presente data: Presidente do Parlamento Nacional.

Vida política:

1. Lu’lo simpatizou imediatamente com o programa político da ASDT- gérmen da FRETILIN, que fora criada em 20 de Maio de 1974. A 11 de Setembro de 1974, a ASDT transforma-se em FRETILIN e, nesse dia, chegam cinco estudantes bolseiros de Portugal. Vicente dos Reis, um dos cinco estudantes, viria a ser o principal mentor político de Lu-Olo visto que o acompanhava nas suas sessões de esclarecimento politico às populações.

2. Quando se deu a invasão indonésia de Timor-Leste, Lu decidiu fugir para o mato onde viria a juntar-se ao pelotão comandado por Lino Olokassa, no Monte Perdido – Ossú.

3. Em Julho de 1976 é nomeado Vice-Secretário da zona costeira leste, na área de Matebian; passa depois a assumir o cargo de Secretário, substituindo Francisco da Silva quando este foi capturado pelo inimigo durante uma incursão militar.

4. Em 1978, Lu é nomeado Vice-Secretário da zona 15 de Agosto, na área de Matebian, trabalhando em estreita colaboração com o saudoso Mau Hodu Ran Kadalak.

5. Em 1978 assume o cargo de delegado do Comissariado do Sector Ponta Leste.

6. Em 1981 a resistência armada da FRETILIN foi re-estruturada nas montanhas pelos lideres que tinham sobrevivido às investidas inimigas: Xanana Gusmão, Má Huno e Basuka. Este último, Basuka, faleceu mais tarde em combate.

7. Em 1982 é Adjunto da Região Centro Leste, fazendo parte do Comando da 3ª Companhia da guerrilha, sendo ainda responsável político.

8. Em 1984 é nomeado Comissário Político e, em 1987, com esta dupla função executiva, é transferido para a Região Cruzeiro (Same, Manatuto Oeste, Aileu e parte oriental de Dili). É nesta mesma altura que Xanana Gusmão se desvincula da FRETILIN formando o CNRM, como estratégia da luta. O comando político da FRETILIN é entregue à Comissão Directiva da FRETILIN na resistência armada constituída por Má Huno, na qualidade de Secretário coadjuvado por Mau Hodu, Konis Santana e Lu’olo como Vice-Secretários.

9. Em 1991, Mau Hodu é capturado pelo inimigo, Xanana Gusmão é preso em 1992 e Ma’ Huno em 1993.

10. Em 1993, Konis Santana assume a função de Secretário da Comissão Directiva da FRETILIN, acumulando o Comando da guerrilha, e Lu’olo assume a posição de Vice-Secretário desta mesma Comissão.

11. Em 1997, Lu’Olo assume a função de Secretário da Comissão Directiva da FRETILIN, após a morte por acidente de Konis Santana;

12. Em 1998 organiza-se em Sydney-Australia, por proposta de Lu’olo, uma Conferência Extraordinária da FRETILIN para a reorganização da liderança da FRETILIN. A Comissão Directiva da FRETILIN deu lugar ao Conselho Presidencial da FRETILIN assumindo Lu’Olo o cargo de Coordenador Geral deste Conselho, Mari Alkatiri foi eleito 1º Vice-Coordenador na Frente Diplomática, Ma’ Huno 2º Vice-Coordenador na Frente Clandestina e Mau Hodu, Secretário do Secretariado Político Permanente da FRETILIN na Frente clandestina.

13. Ainda em 1998 é criado o CNRT, passando Lu’Olo a acumular os cargos de membro do CPN/CNRT, Secretário da Frente da Política Interna, membro do Conselho Político Militar na resistência Armada para além da sua função de Coordenador do Conselho Presidencial da FRETILIN

14. No seu encontro com Mari Alkatiri, em Timor-Leste, já depois do referendo de 1999, ambos decidem avançar com a reorganização da FRETILIN e convocam uma Conferência Nacional de Quadros da Frente que viria a realizar-se com sucesso em Maio de 2000.

15. No primeiro Congresso da FRETILIN, realizado em Julho de 2001, Lu’Olo é eleito Presidente da FRETILIN.

16.. Após as eleições de 30 de Agosto de 2001, que culminaram com a vitória da FRETILIN, Lu’Olo toma posse em Setembro de 2001 como membro da Assembleia Constituinte de Timor-Leste sendo eleito mais tarde Presidente deste órgão legislativo.

17. Em 20 de Maio de 2002, com a restauração da independência de Timor-Leste, a Assembleia Constituinte transforma-se em Parlamento Nacional e Lu Olo assume o cargo de Presidente deste órgão de soberania, cargo que exerce actualmente.

18. Em Maio de 2006, é re-eleito Presidente da FRETILIN no II Congresso Nacional do partido conjuntamente com Mari Alkatiri que também re-assume o seu cargo de Secretário Geral do partido, por vontade de uma maioria de 89% dos delegados presentes na altura da votação
_____________________________________________________________________
Dili, 20 de Fevereiro de 2007
Dados biográficos actualizados pelo Departamento de Informação e de Mobilização da FRETILIN (DEPIM).,
Fontes: NAKROMA, Número 003/XI/05 e www.parlamentonacional.tl

0 comments: