segunda-feira, 23 de abril de 2007

Comunicado de Imprensa - Lu Olo declara os seus benefícios pecuniários


Francisco Guterres Lu Olo para Presidente
“Eu Serei o Presidente de Todos e para Todos”

Comunicado de Imprensa
23 de Abril de 2007


Lu Olo declara os seus benefícios pecuniários


O Candidato presidencial Francisco Guterres Lu Olo emitiu hoje uma declaração sobre os seus benefícios pecuniários. A declaração descreve em detalhe os seus bens financeiros, e confirma que não tem qualquer benefício comercial em Timor-Leste ou no estrangeiro.
Lu Olo disse ser essencial que os candidatos a presidente da república revelem os seus benefícios pecuniários directos assim como os indirectos, que sejam geridos por intermediários.
"O Presidente da República deverá ser uma pessoa com integridade e honesta," disse Lu Olo.
"Devemos ser totalmente transparentes perante o nosso povo. É por essa razão que publico este documento, para reforçar a transparência do gabinete do Presidente. É uma evidência por escrito sobre o facto de que eu não tenho quaisquer benefícios financeiros que irão comprometer-me quando exercer os meus deveres e responsabilidades como Presidente. Eu quero estabeler um precedente para candidatos presidenciais de agora e do futuro."
Lu Olo disse que um benefício pecuniário é qualquer benefício capaz de ser medido em dinheiro ou bens capazes de produzir riqueza.
"A principal responsabilidade do Presidente é de agir para o benefício público. O povo espera que o seu Presidente não seja afectado por considerações de benefício próprio ou ganho pessoal.
"A falha em revelar os benefícios financeiros privados pode abrir a porta à má conducta e corrupção." Lu Olo acrescentou: "Durante toda a minha vida, o Povo de Timor-Leste tem estado sempre em primeiro lugar, e continuará a estar durante o meu papél como Presidente. Tonar-me o Presidente da República é a maior honra que posso obter.
"Meu trabalho para o nosso povo tem me dado poucas recompensas materiais. Mas, tem-me oferecido imenso orgulhocomo Timorese poder servir todos os Timorenses. Isso é tudo o que eu preciso".
A declaração assinada por Lu Olo afirma:
• Lu Olo não tem nenhuuma conta bancária em Timor-Leste ou em outro sitio.
• A sua família possui terrenos tradicionais em Ossu, distrito de Viqueque. Lu Olo não possui quaisquer outros terrenos em Timor-Leste, ou em qualquer outro país.
• Lu Olo possui uma viatura Toyota Prado 4WD, de valor de aproximadamente USD$5.000 que ele possui desde 2000.
• Lu Olo possui alguns mobiliários básicos, que utiliza actualmente na Residência do Presidente do Parlamento Nacional, uma casa pertencente ao governo, em Farol, Dili, onde reside.
• A sua única forma de rendimento é a sua posição como Presidente do Parlamento Nacional.
• Lu Olo não possui cotas em quaisquer negócios ou companhias existentes em Timor-Leste ou em qualquer parte do mundo.
• Lu Olo não tem benefícios comerciais ou parceiros de negócios em Timor-Leste ou em qualquer outro país.
• Lu Olo não possui benefícios em nenhum fundos (ex fundo fiduciário, pensões, etc).
Para mais informações, contacte: Harold Moucho (Assessor político de Lu Olo) (+670) 723 0048 (Dili)
Jose Manuel Fernandes (Representante Oficial de Lu Olo para as Eleições) (+670) 734 2174 (Dili)

HYPERLINK "http://www.luolobapresidente.blogspot.com" http://www.luolobapresidente.blogspot.com, HYPERLINK "http://luolo.blogspot.com" http://luolo.blogspot.com, HYPERLINK "http://www.timortruth.com

1 comments:

Anónimo disse...

Caros amigos da FRETILIN,

Ora aqui está uma declaração política subtil (no ataque político que encerra) e muito inteligente.
LUOLO de facto sempre serviu a causa da independência nacional, com sentido de dever - e foram 24 nas montanhas, nunca se serviu da causa da independência para benefício pessoal. LUOLO é um homem de confinaça, em quem os timorenses podem confiar. Dedicado sem interesse pessoal à causa nacional. É um homem com H grande, e não anda por aí vaidoso a promover-se por ter cumprido o seu dever.
Politicamente a declaração é muito boa, porque toca num ponto fraco do adversário na contenda eleitoral. Mas é preciso trabalhar para que a mensagem passe e chegue às pessoas e seja entendida pelo povo. E pela Igreja Católica que a meu ver tem andado equivocada.
A Vitória é possível, força camaradas, o que está em causa é demasiado importante para falhar!

As declarações do Ministro Arsénio Bano em resposta às declarações de RH sobre a distribuição de arroz em Bobonaro foram também muito inteligentes. É importante que a mensagem passe: se RH deixa o Governo de 15 em 15 dias para ir disputar eleições ou para viajar para o estrangeiro, o país não pára, não pode parar, o governo tem e deve continuar a trabalhar. Não se intimidem, não fiquem quietos, não se amedrontem: TRABALHEM arduamente, e façam com que as pessoas saibam disso.É essencial que a mensagem passe, seja entendida, seja percebida.
Um grande abraço, muita força e muito Trabalho,

AG