Comunicado de Imprensa - Gusmão e Ramos-Horta abusam da televisão estatal para promover a campanha eleitoral de Ramos-Horta
FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN
FRETILIN
Comunicado de Imprensa
7 de Abril de 2007
Gusmão e Ramos-Horta abusam da televisão estatal para promover a campanha eleitoral de Ramos-Horta
A FRETILIN, o partido maioritário de Timor-Leste, acusou hoje o Primeiro-Ministro José Ramos-Horta e o Presidente Xanana Gusmão de manipularem a televisão estatal para promover a campanha presidencial de Ramos-Horta.
Francisco Guterres "Lu-Olo", candidato presidencial da FRETILIN, disse que Xanana Gusmão, Ramos-Horta, e o Bispo de Dili, Dom Alberto Ricardo da Silva, apareceram juntos na televisão nacional para transmitirem uma messagem de páscoa.
"Como candidato presidencial, Ramos-Horta não deveria transmitir mensagens públicas anúnciadas com "Mensagens do Primeiro-Ministro, três dias antes das eleições de 9 de Abril" disse Lu-Olo, que é também Presidente do Parlamento Nacional.
Nas declarações, feitas esta manhã, Lu Olo disse que a utilização de recursos do governo é um abuso de poder por parte de Ramos-Horta, e acrescentou que esta foi a última de várias acções de Xanana Gusmão que visam facilitar a troca de empregos entre Xanana e Ramos-Horta.
"Primeiro, Xanana Gusmão anunciou que irá liderar um novo partido que tem, deliberadamente, o nome de CNRT, de maneira a enganar o eleitorado. Ele está a tentar capitalizar, de forma imoral, as realizações do Conselho Nacional da Resistência Timorense, também conhecido pela sigla CNRT.
"Segundo, Xanana tem feito declarações aos órgãos de comunicação social promovendo o seu partido, e a si próprio para a posição de Primeiro-Ministro, quando continua ainda a exercer as funções de Presidente da República."
"Terceiro, no dia 4 de Abril, Xanana Gusmão participou na campanha de Ramos-Horta, realizada em Dili, e declarou abertamente o seu apoio a candidatura de Ramos-Horta a Presidente da República. Isto é uma tentativa descarada, por parte de Xanana Gusmão, para escolher a dedo o seu sucessor."
"Se a intenção era de transmitir uma Mensagem de Páscoa de paz e conciliação da liderança da Nação, então eu deveria ter sido convidado a juntar-me a eles, como Presidente do Parlamento Nacional, para a transmissão da mensagem à Nação," disse Lu Olo.
Ontem a noite, Lu Olo pediu a TVTL para que pudesse transmitir uma mensagem como Presidente do Parlamento Nacional, e o pedido foi aceite. A trasnmissão televisiva deverá ter lugar esta noite.
Na mensagem pré-gravada, Lu-Olo alertou sobre os políticos "que abusando da sua função de líderança do estado, usam e abusam dos órgãos de comunicação social do estado para, simulando estarem a fazer apelo a calma e tranquilidade durante as eleições, o façam de forma inconstitucional projectando a imagem do seu candidato."
"Lamento este incidente num estado de direito democrático e apelo aos jornalistas nacionais e internacionais para que não se deixem influenciar por estas manobras que têm estado a machar as nossas eleições. Queremos um jornalismo isento e transparente à causa da nação timorense."
"Aos observadores nacionais e internacionais, apelo que façam a observação com rigor e sentido de responsabilidade."
Lu-Olo apelou ao povo para que não use a violência, e "todo o tipo de provocaçnao e violência deverão ser denunciados à polîcia."
"Vamos mostrar aos nossos filhos e ao mundo em geral que somos um povo que almejamos a paz e a prosperidade."
Para mais informações, contacte:
Jose Manuel Fernandes (Representante Oficial do Presidente Lu-Olo para a CNE):
+670 - 734 2174 (Dili)
Harold Moucho (Assessor político do Presidente Lu-Olo): +670 - 7230048 (Dili)
Filomeno Aleixo: +670 - 724 3460 (Dili)
Arsénio Bano: +670 - 733 9416 (Dili)
Paulo Araújo: +61 - 424 413 525 (Darwin, Australia)
0 comments:
Enviar um comentário