sábado, 31 de março de 2007

Comunicado de Imprensa - Organizador da Campanha de Ramos-Horta viola código de conduta das eleições

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN


Comunicado de Imprensa
31 de Março de 2007

Organizador da Campanha de Ramos-Horta viola código de conduta das eleições

O organizador máximo da campanha presidencial de Ramos-Horta infringiu o código de conduta das eleições ao ter feito declarações defendendo o ataque dos soldados australianos à civis timorenses.

A declaração, assinada por Dionísio Babo Soares, entitulada "Representantes do Partido FRETILIN estorvam Tropas Australianas" foi publicada na íntegra pela agência noticiosa Indonésia Antara, na sexta-feira, 30 de Março (www.antara.co.id/en/arc/2007/3/30/fretilin-party-representatives-hinder-australian-troops/)

Na declaração de Soares não se identifica como Representante Oficial de José Ramos-Horta para a Comissão Nacional de Eleições e Secretário-Geral Interino do "Congresso Nacional para Reconstrução Timorense", o novo partido político a ser liderado pelo actual Presidente da República, Xanana Gusmão.

A falha de Soares em identificar os seus postos políticos é infracção ao código de conduta, sob o qual todos os candidatos e seus representantes oficiais prometeram agir de forma transparente; disse hoje Filomeno Aleixo, membro da Comissão Política Nacional da FRETILIN.

"É enganador e fraudulento que um representante oficial de um candidato esconda a sua posição política e mostre-se como um repórter neutral dos acontecimentos," disse Aleixo.

Disse também que a declaração de Soares ignorou os factos do ataque sem motivo das tropas australianas ao Sr Agustino Ramos, no dia 26 de Março, e propositadamente deturpou a posição da FRETILIN em relação à presença das Forças Australiana em Timor-Leste.

"A equipe de Ramos-horta deveria procurado estabelecer os factos do incidente e defender os direitos humanos de um cidadão timorense, em vez de automaticamente arrebatar-se para a defesa das tropas australianas," disse o Sr Aleixo.

A FRETILIN já apresentou o seu protesto ao comandante das Forças Australianas em Timor-Leste, Brigadeiro Mal Berden, sobre o ataque que aconteceu quando a caravana da FRETILIN deixava Gleno, distrito de Ermera, depois de um comício pacífico de demonstração de apoio ao candidato presidencial Francisco Guterres "Lu Olo".

Um veículo das Forças de Defesa Australiana tentou infiltrar-se no meio da caravana da FRETILIN, mas a sua entrada foi recusada. Um soldado australino apontou a arma ao condutor de um dos veículos, enquanto outro soldado puxou um dos passageiros do veículo, Sr Ramos, deitou-o no chão, pisando-o e apontando a arma à sua cabeça.

Contactos:
Filomeno Aleixo (+670) 724 3460 (Dili)
Jose Manuel Fernandes (Representante Oficial para CNE de Francisco Guterres Lu-Olo) : (+670) 734 2174 (Dili)
Arsenio Bano (+670) 723 0023 (Dili)
Paulo Araujo (+61) 424 413 525 (Darwin, Australia)

0 comments: